Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Paris Fashion Week Outono/Inverno 2019-2020 – Jacquemus

A coleção Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020 – criada por seu fundador Simon Porte Jacquemus*, que atualmente é considerado um dos melhores designers – foi mais uma vez tentador, especialmente devido às cores, em tons esmaecidos de bege e verde oliva alternados com rosas, laranjas, azuis e verdes hiperdinâmicos, simbolizando o contraste entre o calmo e o eletrizante do filme “A Colecionadora” do diretor Rohmer, do qual Jacquemus buscou inspiração.

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Conhecido por suas propostas de uma sensualidade discreta e chic, as peças se mostraram atraentes e acessíveis. Calças amplas marcadas pela fluidez, vestidos curtos, assinatura da marca e elegantes casacos longos.

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus mais uma vez expressou seu amor tanto por micro quanto macro acessórios, estreando uma gama de mini bolsas – comentadas pela imprensa de moda do mundo inteiro – que de tão minúsculas foram levadas nos dedos das modelos, podendo carregar chaves ou um batom dentro -, botas de cano muito alto e brincos contendo imagens de si mesmo quando criança.

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

Jacquemus Outono/Inverno 2019-2020

*Simon Porte Jacquemus, 29 anos, nasceu em Mallemort, um vilarejo no sudeste da França. Ele normalmente se inspira no estilo de vida simples, ensolarado e inocente nesta região do sul da França.

“Minha marca não tem a ver com sair à noite. Tem mais a ver com frutas, legumes e rolar na grama”, declarou e entrevista.

Sua mãe, Valérie, falecida aos 42 anos, em um acidente de carro, quando Simon tinha apenas 18 anos também sempre foi uma grande fonte de inspiração.  Seu trabalho tem os raios de sol da França, mas, ao mesmo tempo, uma melancolia trazida por memórias de infância. O desfile Jacquemus Primavera/Verão 2018-2019 foi totalmente inspirado em Valérie e ganhou o público.

Quando criança, criou uma saia para sua mãe – usando uma cortina de sua casa -, que a vestiu para buscá-lo na escola.

Após perder Valérie, Jacquemus estava passeando por um mercado de pulgas, pensando nela, quando viu uma costureira em uma loja de cortinas. Ele perguntou: “quanto sai pra fazer uma saia?”. Ela respondeu: 150 euros. Ele negociou por 100 e no dia seguinte voltou com o tecido e o desenho. “Foi assim que comecei minha primeira coleção. Foi muito espontâneo”. Jacquemus é o nome de solteira de sua mãe.

Sua carreira nunca teve os passos comuns de um estilista. Simon não é formado em moda e não estagiou em uma marca importante. Ele foi trabalhar em uma loja da Comme des Garçons, onde disse ter aprendido muito sobre moda. “Nunca estudei moda, mas quando fui trabalhar na CDG para financiar minha marca, senti que era a minha escola. Eles me ensinaram sobre roupas, em como se sentir seguro consigo mesmo, tratar seus funcionários e abordar os clientes”, declarou.

Você nunca sabe o que vai acontecer em um desfile de Jacquemus. Seu primeiro show na temporada de Inverno 2013 ocorreu ao redor de uma piscina. Em outro desfile, ele deu aos convidados jalecos de hospital para que ninguém se distraísse com o look alheio, mantendo a atenção somente na passarela. No Verão 2016, ele entrou para agradecer descalço, puxando a rédea de um cavalo branco. No Verão 2018, sua consagração, ele colocou na passarela chapéus de palha extragrandes, que costuma reaparecer em outras coleções.

Simon faz a direção de arte de todas as suas campanhas, sendo um dos departamentos que mais gosta. “No início, quando não tinha dinheiro para fazer roupas mais detalhadas, o tema da coleção era mais forte que propriamente a roupa. Tudo contava a história de uma menina francesa – não a parisiense, a francesa”, diz. Ele sempre tem conseguido contar suas histórias e traduzir o espírito da marca mesmo sem mostrar roupas.

As coleções da Jacquemus têm um espírito quase infantil, às vezes surreal, uma sensação de liberdade. Ele trabalha de forma singular os elementos pontuais da moda francesa e do estilo de vida do sul da França, sempre mantendo esse espírito que expressa uma elegância despojada, sensual e atemporal.

“Eu comecei do nada. Queria criar algo para essa nova garota francesa que eu não via na passarela. A garota que consegue ver poesia moderna em uma camiseta branca”, declarou. Esse objetivo o colocou como finalista do Prêmio LVMH em 2015 e vencedor do prêmio especial em 2016.

Conforme declarou o documentarista Loïc Prigent, “Quando Simon apareceu, não estava pensando fora da caixa. Simplesmente não havia caixa nenhuma! Ele não estudou moda, não tinha nenhuma habilidade aprendida na faculdade, nenhum conhecimento do sistema da moda. Sua energia era tão irresistível, tão real e genuína… E suas roupas são sexy de uma maneira que as marcas vanguardas não fazem”.

Você pode curtir:

O Mundo se Volta para a Vanguardista Rei Kawakubo ... Às vésperas de uma grande retrospectiva no Metropolitan Museum of Art, com a abertura da exposição “Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art of in-Betwee...
Prada Campanha 365 Resort 2018 Dá Show de Criativi... Prada Campanha 365 Resort 2018 As modelos Kris Grikaite, Fran Summers e Anok Yai estrelam  Prada Campanha 365 Resort 2018, clicadas pelas lentes do ...
Alexandre Vauthier: Coleção Primavera-Verão 2017 c... Alexandre Vauthier/ Primavera/Verão 2017 - Taylor Hill por David Bellemere Alexandre Vauthier Primavera/Verão 2017 - Paris Fashion Week A coleção...
Desfile Saint Laurent Primavera/Verão 2018-2019 e ... Desfile Saint Laurent Coleção Primavera/Verão 2018-2019 A Coleção Saint Laurent Primavera/Verão 2018-2019, no Paris Fashion Week, ocorreu em um ce...
Desfile Jason Wu Primavera/Verão 2018-2019 e a Art... Desfile Jason Wu Primavera / Verão 2018 - 2019 O desfile da Coleção Jason Wu Primavera/Verão 2018-2019, ocorrida esta semana, durante o New York F...
Desfile Chanel Primavera/Verão 2017: Paris Fashion... Chanel Coleção Primavera Verão 2017 / Karl Lagerfeld / Paris Fashion WeekChanel Primavera/Verão 2017 – Paris Fashion Week A coleção, apresentada, ...
Gigi Hadid Veste Prada em 2019   Campanha Prada Primavera/Verão 2019 No atual mundo da moda ser convidada a estrelar em alguma campanha publicitária Prada é como encontrar...
Alexander McQueen Primavera/Verão 2019 e a Valoriz... Alexander McQueen Coleção Primavera/verão 2019 A coleção primavera/verão 2019 Alexander McQueen, ocorrida durante o Paris Fashion Week, foi caracter...